segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Zimbra - Backup Mais Eficiente

Usando um script comum de backup das contas do Zimbra, me chamou a atenção o tempo médio que o backup estava levando.

Um backup de cerca de 3000 contas, com um total de cerca de 200 GB estava levando em torno de 30 horas.

Pesquisei por alguns dias e não achei uma solução satisfatória. Testei alguns aplicativos no intuito de baixar este tempo (como o zmbkpose, por exemplo), mas o tempo de backup foi o mesmo.

A solução acabou sendo caseira: Como o backup era feito conta por conta, a melhor solução foi fazer com que mais contas fossem copiadas ao mesmo tempo. Com base no script de backup existe, alterei ele para filtrar as contas pela letra inicial, com isso, criei grupos de letras de acordo com a quantidade destas. Os backups foram separados em 3 grupos, que iniciam ao mesmo tempo, desta forma, o tempo total para o backup caiu para 1/3 do que era antes.

Conseguimos baixar o tempo total de backup de 30 para 10 horas.

Ainda foram necessários alguns ajustes, pois inicialmente dividi os grupos por quantidade de contas, mas alguns grupos, mesmo com menos contas, tinham um tamanho maior em dados e levavam mais tempo para finalizar o backup. Para que houvesse um equilíbrio maior no tempo entre os grupos, foi necessário mudar algumas letras entre os grupos.

Não colocarei o script disponível para download, pois, mesmo cumprindo o objetivo, ele está vergonhoso...  Ainda preciso melhorá-lo. Mas não é difícil escrever este script, basta usar algum existente e fazer as devidas adaptações.

#Linux #Zimbra #backup

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Carreira - Diário Profissional

Já li muita coisa sobre produtividade, seja na vida pessoal como na profissional. Pouquíssimas vezes vi recomendarem ter um diário.


No meu trabalho, assim como o de todo mundo, ocorrem diversas coisas ao longo dia, das semanas, etc. Como manter na memória tudo o que foi feito? Como lembrar de ocorrências que não parecem necessitar de um registro, que não merecem irem para um relatório? Como efetuar estes registros sem tornar isto burocrático?

Eu uso um diário no meu trabalho.

No início, era no editor de texto MS Word. Como o diário tem informações sensíveis, protegia o arquivo com senha. Com o tempo, fui aprimorando a rotina. Passei a usar o editor de texto no sistema de webmail da empresa, assim o diário fica online e a proteção de senha é pela minha conta e não mais em cada um dos arquivos. Antes eu tinha um arquivo por ano, passei a criar um novo arquivo de diário por semana. Também passei a usar uma padronização nas datas e assuntos, e assim ficou mais fácil pesquisar. Quando pesquiso, o sistema do webmail pesquisa dentro de todos os arquivos.

Quanto mais relevante o assunto, mais informações eu tento registrar.

Informações que eu não via motivos para registrar, mas que eu acabava relatando no diário, acabavam sendo requisitadas dias, semanas, meses depois. Basta uma rápida pesquisa e a informação está lá.

O diário também serve como uma métrica do meu trabalho, nas sextas-feiras faço uma retrospectiva da semana e busco melhorar na semana seguinte.

Fica a dica: Grave as informações da sua rotina de trabalho em um diário.