Trabalhar com Tecnologia da Informação é apaixonante, mas por várias vezes você é forçado a tentar entender o porquê existe tanta inconsistência entre os softwares e como isto nos afeta diretamente.
Para evitar problemas, você precisa estar um ou mais passos a frente. Bem, pelo menos tentar estar a frente...
~~
No trabalho, iremos atualizar o banco de dados Oracle que temos em produção para a versão 11gR2. Antes disto, iremos testar em uma versão para testes.
Instalar o Oracle Linux em um servidor é algo simples. Depois, basta fazer as atualizações normais, como em qualquer SO que é instalado.
O passo importante é instalar os pacotes necessários para a instalação do banco de dados Oracle, usando o comando:
# Instalar pacotes necessários para o Oracle 11gR2
yum install oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall -y
Será necessário criar uma conta oracle e um grupo oinstall.
Ainda será preciso efetuar algumas configurações de memória e segurança. Recomendo a leitura em blogs e artigos da Oracle, como neste link.
Um detalhe importante, que fiquei sabendo somente quando o técnico especialista em Oracle foi instalar o banco, é que, para a instalação, a interface gráfica é muito mais amigável e permite uma instalação mais rápida e prática.
Como eu não havia instalado a GUI, precisei fazer isto na hora. Para quem não está acostumado a fazer isto diariamente, o oráculo Google pode ajudar, e aqui vai a dica. Os comandos que usei para instalar a interface gráfica no Oracle Linux 6.4 e configurar para que o SO iniciei pela interface foram:
# Instalar a Interface Gráfica no Linux
yum groupinstall basic-desktop desktop-platform x11 fonts
# Configurar o SO para iniciar pela interface gráfica
sed -i 's/id:3:initdefault:/id:5:initdefault:/' /etc/inittab
Depois bastou reiniciar e a GUI estava disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário