quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cambará do Sul 2012

Este texto estava publicado originalmente em 07/08/12, em um Tumblr que eu possuo e que está sendo desativado, apenas formatei de uma maneira mais adequada para o blog, alterei as fotos e fiz algumas correções.


O passeio para Cambará do Sul veio em boa hora! Um lugar lindo em todas as estações. Mas, na minha opinião, montanhas combinam mais com o inverno.

Cambará significa em tupi-guarani "folha de casaca rugosa", que é no nome de uma árvore típica da região.¹

Dia 01
Saímos cedo de Osório, pegamos a BR 101, a Rota do Sol e a RS 020 para chegarmos a Cambará do Sul. O primeiro ponto de parada foi no Pórtico de boas vindas da cidade, simples, mas que já rende algumas fotos... Passamos pela frente da Casa do Turista², já dentro da cidade, mas estava fechado, acredito que por causa do horário. Então seguimos direto para o Parque Nacional da Serra Geral². No momento, estão asfaltando o trajeto até o parque, e quando estivemos lá, pelo menos metade do caminho estava asfaltado. Antes de viajar, muitas pessoas me alertaram para o estado das estradas que eu teria que pegar, então foi uma grata surpresa ter boa parte do caminho em boas condições.

Cânion Fortaleza.
O Parque Nacional da Serra Geral não tem estrutura nenhuma, e também por isso, o ingresso não é cobrado. Na entrada, funcionários anotam as quantidades de veículos e pessoas que entram no parque. Já dentro dele, andamos por estadas bem ruins, até chegar próximo ao Cânion Fortaleza. Deixamos o carro e fomos "desbravar" a natureza.

Voltamos para o centro de Cambará pela tarde, fomos no hotel, fazer check-in. Ficamos na Pousada Pôr do Sol, que é uma espécie de hotel pequeno, com mais de 20 quartos. Achei a estrutura muito boa, e as únicas reclamações que posso fazer são que a internet não chegava ao meu quarto e que o aquecimento do quarto é por calefação, e demorou bastante para aquecer. Almoçamos no Restaurante e Lancheria Regina, bem simples, barato, mas com comida de boa qualidade. Voltamos para o hotel para descansar, pois a manhã havia sido intensa. À noite, fomos procurar um lugar para jantar, dentro dos poucos lugares disponíveis, o mais atrativo foi a Galeteria O Casarão. Não é um restaurante barato, mas garante um noite marcante em Cambará do Sul. Tipicamente italiano, ficamos apenas no buffet e no vinho, produzido pelo próprio restaurante, o que já foi de bom tamanho, mas eles também oferecem rodízio de truta.

Dia 02

Cânion Itaimbezinho
No domingo, levantamos cedo, tomamos um ótimo café da manhã na pousada e partimos para o Parque Nacional de Aparados da Serra. Lá, seguimos primeiramente pela Trilha do Cotovelo, onde se tem uma vista de 70% do cânion, voltamos para comer algo e fizemos a Trilha do Vértice, que permite cerca de 30% de vista do cânion, que fica do lado oposto a outra trilha e tem vista para a Cascata das Andorinhas. O parque é bem mais estruturado que o da Serra Geral, dentro dele, as tem ruas asfaltadas, centro de informações, cercas e paradouros no entorno do Cânion. Uma pena que não há um lugar para almoçar, sendo assim, voltamos para Cambará mais uma vez e almoçamos novamente na Regina.

Carro abastecido, já estávamos nos preparando para sair da cidade, quando avistamos placas sobre o acesso a outros pontos turísticos, acabamos indo atrás do Lajeado das Margaridas. Pegamos uma estradinha de chão batido, horrível, andamos por vários morros, sem saber se estávamos na direção certa, sem uma viva alma no caminho... Mas chegamos lá. O Lajeado das Margaridas é um trecho do rio Camisas, cheio de pedras, na encosta de um morro. Na volta, vimos um logo-guará no caminho... Conhecer o Lajeado foi um passeio bacana, mas que acho que deve ser mais legal no verão.

Depois disso, retornamos para Osório, mais uma vez, pela Rota do Sol.

Parada ao longo da Rota do Sol.

Certamente este é um passeio que pode ser feito em um dia apenas, claro que é preciso pensar nas condições do clima e no cansaço que são as caminhadas, mas para quem não quer pagar diárias, basta um pouquinho de organização e espírito aventureiro!

Fontes e observações:
2. Verifique as datas e horários de visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário