sábado, 23 de fevereiro de 2013

TCC - Dica importante - Backup

Como já comentei em outro post, estou envolvido com o TCC, e não posso deixar de dar uma dica importante para todos que precisam escrever um trabalho importante.

A dica já está no título, faça BACKUPS! Ou seja, tenha sempre cópias de segurança do seu trabalho.

Por mais que os computadores tenham um bom grau de confiabilidade, problemas podem ocorrer, seja no seu equipamento ou nos softwares que você utiliza, então é muito importante que você tenha cópias do seu trabalho, e elas precisam estar acessíveis, seguras e, se possível, versionadas.


Sim, versionadas! Imagine o seguinte, você escreve um texto enorme e quando vai salvar, salva por cima de um arquivo importante... Ou você escreve e acha que ficou horrível, melhor começar novamente do ponto em que você estava... Por estas e outras situações, é importante que você tenha versões dos seus arquivos.

Recomendo que seja usado ferramentas de armazenamento online, como o Dropbox, Skydrive e SugarSync. Elas copiam, automaticamente, os arquivos de pastas do seu computador para a sua conta online, que pode ser acessada a qualquer momento, em qualquer computador ou outros dispositivos, como smartphones e tablets, além de manterem versões dos seus arquivos e permitirem que você restaure estas versões antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário