Após a graduação, quando tive a ideia de iniciar uma especialização, eu sabia que ao final do curso, passaria novamente pela provação do Trabalho de Conclusão do Curso, o famoso TCC.
E esta hora chegou. Acredito que a minha dificuldade no TCC é a mesma da imensa maioria de pessoas que passam por esta situação: Motivação para fazer o TCC.
Passar horas estudando e escrevendo sobre um assunto é, muitas vezes, castigante, pois prefiro coisas mais práticas, ao invés de teorias e mais teorias.
Diferentemente do trabalho da graduação, escolhi um tema que possa me ajudar a estar mais motivado a criar o trabalho.
Meu tema é elaborar uma proposta de implementação de gerenciamento de processos e serviços, baseada em BPM e ITIL, ao setor onde trabalho. Assim tenho uma oportunidade de juntar prática e teoria e de levar melhorias para o meu local de trabalho;
Mas também uso como motivação para este trabalho:
- Oportunidade para colocar em prática os conhecimentos sobre organização e planejamento;
- Oportunidade para "experimentar" técnicas de gerenciamento de projetos na execução do TCC;
- Oportunidade de aumentar o meu conhecimento em áreas que tenham relação com a minha carreira e com o meu trabalho atual;
As dificuldades, são as mesmas para todo mundo:
- Motivação para estudar e escrever;
- Buscar conhecimentos da teoria que possam ser empregados na prática;
- Formatação e adequação do trabalho às normas;
- Cumprir os prazos;
Para mim, o mais difícil é a motivação para escrever, e para isso, só há uma solução: INICIAR. É preciso disciplina e buscar iniciar a escrita, não importa como, não importa o quê, mas iniciar. Mesmo que não esteja bom no início, mas aos poucos vai melhorando e o trabalho vai tomando forma, pois o mais difícil é iniciar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário